A partir de janeiro de 2025, moradores dos bairros Campo Belo e Brooklin poderão ver os primeiros testes do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô. Essa linha, aguardada há anos pela população da Zona Sul de São Paulo, está em fase final de preparação e os primeiros trens devem circular em vias operacionais, onde estão localizadas as estações do novo ramal.
A novidade foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas durante uma visita técnica ao Pátio Água Espraiada no início de outubro. Segundo o governador, o primeiro trem começará a circular em testes no início do próximo ano. “Nos comprometemos a retomar obras paradas e vamos entregar isso para a população”, disse Tarcísio, destacando a importância da nova linha para a mobilidade na região.
A composição N01, fabricada pela empresa chinesa BYD SkyRail, foi montada no pátio e será a primeira a passar por testes. A previsão é de que, até o final de 2024, um segundo trem chegue ao Brasil, fazendo parte do lote de 14 unidades em produção. Os testes incluem a verificação de sistemas elétricos, de segurança e o desempenho dos equipamentos, além da circulação em baixa velocidade.
Uma novidade dessa linha é o sistema de baterias de tração, que permitirá ao trem se deslocar mesmo em casos de queda de energia, garantindo maior segurança e confiabilidade para os passageiros. Além disso, há expectativas sobre o conforto da viagem, uma vez que o sistema de suspensão pneumática do novo trem pode evitar os solavancos, como os observados no monotrilho da Linha 15-Prata, na Zona Leste.
A Linha 17-Ouro é um dos projetos mais esperados para melhorar a mobilidade urbana no Brooklin, Campo Belo e outras áreas da Zona Sul, conectando importantes centros de transporte e beneficiando milhares de pessoas que enfrentam o trânsito intenso da região.